REVIEW | Coraline e a Porta Secreta, by Neil Gaiman

Hoje venho falar-vos de um livro que li super hiper rapidinho, num dos últimos Domingos. E soube tão bem :)

Não vos sabe bem começar um livro num dia e terminá-lo no final do mesmo? A mim sim, nem sempre acontece, mas quando acontece, sabe super bem!


Coraline e Porta Secreta é um livro infantil, publicado em 2002 que já teve uma adaptação para cinema, em 2009. Dizem que é uma história de terror mas, sinceramente, não achei.

~~~~~~
Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua. Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa. Incrédula, Coraline assiste a um cenário invulgar: anjos que flutuam, livros com imagens que se contorcem, crânios de pequenos dinossauros que tiritam os dentes quando ela passa, cães e gatos que falam, brinquedos animados e os seus próprios pais que a acolhem neste novo mundo. Mas como podem os seus pais ter botões pretos no lugar de olhos? E por que motivo querem estes novos pais aprisionar os antigos num espelho existente no corredor? Será que ela está simplesmente a sonhar ou na verdade já não pertence ao mundo real? Um livro que alia qualidade estética à qualidade literária e que resulta numa poderosa e mágica ficção, sem limites entre a realidade e a fantasia.
~~~~~

Esta é a ~ história ~ de uma, a Coraline ~ e sim, é mesmo Coraline e não Caroline, como tantos insistem em chamar-lhe ~ que se muda para uma nova casa com os seus pais. A casa é bastante grande e os diferentes pisos pertencem a diferentes pessoas. Ou seja. Naquela casa vivem também duas senhoras idosas e um senhor mais velho que passa o dia com uns ratinhos, aos quais pretende ensinar uns truques.

Os pais da Coraline não parecem ser uns pais presentes. Trabalham em casa mas não têm muito tempo para ela. Num dia de chuva, não tendo nada interessante para fazer, pergunta ao pai o que poderia fazer. O pai sugere que vá explorar  a casa ~ a Coraline diz que é uma exploradora ~ e que ela faça um inventário do número de portas e coisas azuis que por lá há. É aí que ela descobre uma porta fechada à chave... mas barricada por uma parede de tijolos. Não dessa vez que ela vai passar aquela porta, mas numa outra altura. E essa passagem vai levá-la para "o outro lado da casa", um mundo exactamente igual ao da sua casa, mas em tudo diferente. 


Nesse mundo o gato fala e ela tem o seu "outro pai" e a sua "outra mãe". A parte engraçada? Eles têm botões em vez de olhos. ~ creepy ~ Nesse mundo, ela parece ter toda a atenção dos seus pais, que fazem tudo para lhe agradarem.


De regresso ao seu mundo, Coraline vai reparar que os seus pais verdadeiros desapareceram. Rapidamente conclui que terá sido a sua "outra mãe", que os prendeu algures, naquele outro mundo. E a aventura começa, com a nossa personagem, a exploradora, a tentar encontrar os seus pais, evitando que eles fiquem presos naquele outro lado.

Não vos conto mais, para não estragar o lado fantástico e mágico da coisa.


A minha ~ opinião ~... Li este livro bastante curiosa, por ser do Neil Gaiman. Agrada-me a magia e os elementos fantásticos que ele transporta para a história. Gosto do facto de nos fazer ler entre as entrelinhas, de nos fazer sonhar, mas também reflectir. Adoro aqueles mundos totalmente diferentes, excluídos de sendo comum, mas que se assemelham tanto à nossa realidade. Gosto da sensação que o livro deixa em mim, depois de o terminar... quando fico a "saborear" o que li, por horas e horas.

Este livro não foi excepção e não me desiludiu. Apesar de não ter gostado tanto como o Oceano no fim do Caminho, foi uma leitura agradável e que me fez sonhar por todas aquelas páginas.


A escrita é deliciosa e cativante, simples mas cheia de imagens e metáforas, por isso, é fácil encontrar passagens bonitas nos livros deste autor. No entanto, achei que poderia ter sido mais desenvolvido esse outro mundo. Acho que esse é um grande problema com este livro. Talvez não o tenha feito por ser uma história para crianças e pretender que o livro fosse simples e não muito grande. Talvez. Mas temos que o ver assim: uma história pensada para crianças.

O livro é ilustrado e as imagens são lindíssimas. Mas ao contrário das imagens do livro, não gostei muito da capa, não sei por quê. Estas são algumas das que mais gostei (tentando não as mostrar todas, para não estragar a surpresa).





Por todas estas razões, sim, sem dúvida, aconselho a leitura. Sabe sempre bem voltarmos ao mundo da magia das crianças.


Como queria levar mesmo a sério essa parte de criança que tenho em mim, acompanhei a leitura com estes Jelly Beans. Terei sido a única pessoa do mundo que quando era pequenina, nunca experimentou estas coisinhas deliciosas? :) São tão bons!!


“Eu não quero tudo o que quero. Ninguém quer. 
Nem por isso. 
Que graça teria se eu tivesse tudo o que sempre quis? 
Assim sem mais nem menos e sem qualquer significado? 
E depois?”



Título Original: Coraline e a Porta Secreta
Autor: Neil Gaiman
Editora: Presença
Data: 2009 (1ª ed. 2002)
Páginas: 121
Onde comprei: site da editora, aqui

ISBN: 9789722330107

Goodreadsaqui


Comentários

  1. Nunca li o livro mas lembro-me de ter visto o filme com a minha irmã quando éramos pequenas e fiquei cheia de medo! Hahahahah
    Neil Gaiman é um autor que ultimamente tenho curiosidade em ler!
    Bjs :D

    ResponderEliminar
  2. Já vi o filme há alguns anos e até gostei! Mas não sei se quero ler o livro, talvez se fosse há alguns anos atrás teria mais curiosidade em lê-lo! :)
    Também não achei o filme de terror, é em algumas partes um pouco creepy mas não sei se o colocaria na categoria de terror! :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Mary!

    Parece ser um livro giro para uma tarde de Domingo.
    Também sou dessas pessoas que não experimentou Jelly Beans em pequena! ;) Eheheh

    Boas leituras. Muitos livros!

    ResponderEliminar
  4. Ois,

    Gostei da forma como construíste a mensagem, sempre original....tenho mesmo que voltar a ler Gaiman ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Ainda só vi o filme e adorei o mesmo.. é super diferente e muito bom ao mesmo tempo..
    Estou curiosa com o livro mais por causa do autor.. :P

    P.S. Não podes fazer posts com essas gomas porque são as minhas favoritas e depois deixas-me com desejos impossíveis de satisfazer.. eh eh

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Foste nomeada por mim para responder a uma TAG :

    http://gossipmagazine2000.blogspot.pt/2014/12/um-livro-que-te-inspire.html?showComment=1418820795708

    Espero que te gostes de responder e depois não te esqueças de deixar o link do teu pos no meu blog para eu poder ver !!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário